Apresentação


Este blog destina-se a profissionais, estudantes e demais interessados nas áreas da Ciência da Informação, Arquitetura da Informação, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e História da Ciência, constituindo-se como um espaço para a publicação e discussão de temas que contribuam para a compreensão e desenvolvimento destas áreas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

História da Ciência da Computação - Apresentação

Uma Abordagem Histórica Contextualizada

“Somos o que conservamos do saber antigo e seremos o saber que conseguirmos legar às gerações a vir.”
Mauro Santayana

O principal objetivo deste trabalho é fornecer um embasamento técnico e histórico que facilite a compreensão de como alcançamos o nível atual de desenvolvimento da Tecnologia da Informação, fornecendo aos usuários, estudiosos, profissionais envolvidos em administrar sua utilização e evolução e demais interessados, um conhecimento aprofundado da área, que lhes permitam ter uma base referencial sobre o assunto.

A organização de seu conteúdo foi cuidadosamente estruturada de modo a fornecer subsídios históricos e conceituais, tanto sob o ponto de vista da evolução da Tecnologia da Informação, como sob a ótica e implicações das mudanças sociais, econômicas e políticas causadas por esta evolução tecnológica. Assim, este trabalho se propõe a desenhar um painel histórico, partindo de suas origens até os dias atuais, passando pelos primórdios do conhecimento, pela Revolução Agrícola, Revolução Industrial até chegarmos à Sociedade do Conhecimento, abrangendo as principais invenções e descobertas que tornaram possível o surgimento e crescimento das inúmeras indústrias ligadas à ciência da computação.

Tentando fugir do lugar comum, das inúmeras publicações que contam a história da “Revolução da Informática”, procuramos preencher substancialmente o texto com o lado humano e a complexidade da vida dos pesquisadores abordados, permeando-o com observações sobre as motivações pessoais e sociais, dificuldades técnicas e soluções encontradas, que permitam ao leitor refletir e perceber a sequência das sucessivas etapas que foram percorridas até chegarmos ao momento atual. Parafraseando Göethe, a história é o prólogo de toda ciência, sendo portanto o elo necessário a cada novo passo.

A velocidade de obsolescência das técnicas e conceitos inerentes à Tecnologia da Informação torna essencial não perdermos de vista o elo histórico das origens de tal conhecimento, como forma de permitir ao profissional da área sentir-se mais seguro em meio às inúmeras alternativas que se fazem presentes no dia-a-dia desta atividade. Sendo ainda inegável a importância que geralmente é dispensada, nos cursos de formação da área, ao estudo da tecnologia propriamente dita, em detrimento ao embasamento histórico, e às circunstâncias e princípios que permitiram todo o desenvolvimento da ciência da computação, temos a intenção de recuperar estes elos históricos.

Esta mesma obsolescência acelerada, mais acentuada na área da Tecnologia da Informação do que na maioria das áreas de conhecimento, talvez torne mais fácil adotarmos uma atitude de humildade, ao reconhecermos que os avanços da ciência e da tecnologia, a cada nova geração, e em períodos cada vez menores, fazem uma revisão inevitável dos trabalhos e crenças anteriores, nos forçando a uma inevitável reflexão do quanto ainda temos pela frente nesta nossa jornada do conhecimento.

Nassim N. Taleb, em seu livro A Lógica do Cisne Negro, descreveu com propriedade esta questão da obsolescência do conhecimento:

“... Os cientistas podem estar no ramo de rir dos predecessores, mas em virtude de uma rede de disposições mentais humanas poucos percebem que alguém rirá de suas crenças no futuro (decepcionantemente próximo). Nesse caso, meus leitores e eu estamos rindo do estado presente do conhecimento social. Os figurões não pressentem a chegada da revisão inevitável de seu trabalho, o que significa que, geralmente, você pode acreditar que eles terão uma surpresa.” ( )

Por outro lado, reforçando os pontos de vista de Taleb, precisamos ainda nos precaver de uma característica da mente humana que, aparentemente, tem a necessidade de criar explicações e produzir sentido para quase tudo a sua volta. Assim, a abordagem retrospectiva de fatos, cotidianos ou históricos, traz em si esta distorção e a História tem sido, com freqüência, vítima desta característica humana, parecendo bem mais coerente e organizada nos livros de história do que de fato deve ter sido na realidade. Tal situação pode nos levar à ilusão de acharmos que compreendemos e de que podemos prever o que ocorre em um mundo que, na verdade, é mais complexo do que percebemos.

Atualmente discussões acaloradas sobre ética debatem o desenvolvimento e utilização de determinadas tecnologias, como energia nuclear ou clonagem. Com idêntico espírito inquiridor, têm sido amplamente questionados, por diversas entidades da sociedade, temas como globalização e desemprego, sobre os quais a Tecnologia da Informação tem considerável impacto. Fundamentalmente, tecnologias não são boas ou más, estas são características associadas ao uso que delas se faz. Neste contexto, uma perspectiva do passado é essencial para uma abordagem madura de temas tão relevantes. Em suma, a regulamentação e a construção de estrátégias de gestão na área da Tecnologia da Informação, necessariamente, precisa considerar as opções de futuro, tornando inquestionável o valor das lições do passado.

Finalizando, nosso maior objetivo é apresentar um livro-texto e referencial abrangendo as principais invenções e descobertas que tornaram possível o surgimento e crescimento de inúmeras indústrias ligadas à ciência da computação. Aliando duas visões correntes, compartilhadas pela comunidade científica, de que a sede por conhecimento não faz distinção entre pessoas com formação técnica/científica ou não e de que também é responsabilidade de quem detém esses conhecimentos compatilhá-los com o público, procuramos evitar o uso excessivo de fórmulas e termos técnicos, e assumimos o desafio de preparar um trabalho em que leitores com diferentes formações e interesses possam não somente entender o texto, mas realmente apreciá-lo.

Biliografia e Referências:
1 Prefácio ao livro Dualibe das Citações, de Roberto Dualibe, Editora Arx, São Paulo, 2002
2 Taleb, Nassim Nicholas (2009), A Lógica do Cisne Negro, Rio de Janeiro: Editora Best Seller Ltda.

Arquivo com o texto completo para consulta e download:
História da Ciência da Computação - Apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br