Apresentação


Este blog destina-se a profissionais, estudantes e demais interessados nas áreas da Ciência da Informação, Arquitetura da Informação, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e História da Ciência, constituindo-se como um espaço para a publicação e discussão de temas que contribuam para a compreensão e desenvolvimento destas áreas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Idéia do Blog

Alguns pontos importantes nortearam a criação deste blog.

Primeiramente, achei que depois de mais de 30 anos de atuação profissional na área de informática, poderia utilizar esta experiência acumulada em algo que fosse ao mesmo tempo útil e divertido. É bom que fique registrado, antes que os meus possíveis leitores façam alguma idéia preconcebida de mim, de que comecei a atuar nesta área ainda bem novo, o que por um lado pode me trazer algum conforto para a auto-estima, mas por outro lado pode me fazer ser considerado, pelas gerações mais novas, um verdadeiro dinossauro saído da pré-história da informática. Resolvi me arriscar.

Tenho alguns amigos, que também trabalham na área de TI, e que como eu também procuram algo lúdico pra fazer nas horas de lazer. Afinal, sem isso, como sobreviver por muito tempo nesta área? Alguns destes amigos, por hobby, montaram uma banda de rock, outros gostam de jogar futebol ou tênis, tem um que acabou de descobrir as maravilhas do golf. Como não tenho nenhuma das habilidades necessárias à realização das atividades listadas acima, isto dito por quem já tentou, não consegui imaginar outra alternativa, além das cada vez mais espaçadas partidas de squash, a não ser arrumar algum divertimento dentro da minha própria área profissional. Daí as idéias do livro, do blog...

Mas, voltando às motivações de assuntos para o blog, o próximo ponto é a obsolescência acelerada (não a nossa, é claro), característica desta nossa área de atuação, que nos remete a algumas questões para reflexão que serão abordadas no texto que será postado em seguida.

Por último, a quase total ausência de embasamento histórico nos cursos de formação da área de Tecnologia da Informação, agravada pela questão da obsolescência, nos levou à idéia de escrever um livro sobre a História da Ciência da Computação.

Na verdade, o projeto deste livro encontra-se em desenvolvimento já há alguns anos. Como não sou escritor em tempo integral, fazendo isto nas horas vagas e, quase, por diversão, este projeto tem avançado em um ritmo, digamos, um pouco constrangedor. De fato, em várias épocas, de dedicação mais intensa à minha atividade profissional principal, o projeto deste livro ficou completamente paralisado. Uma das motivações da criação deste blog é acelerar a sua conclusão.

Seguindo em outra direção, há o fato de que dentro das minhas atividades profissionais diárias, relacionadas à implantação e automação do ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações de software, tenho realizado com certa freqüência, palestras e apresentações sobre o tema, e que servirão, de início, para suprir de material a segunda linha de interesses do blog.

As idéias e interesses apontados acima já existem há algum tempo, mas eu ainda não tinha concebido como pô-los em prática. A idéia do blog surgiu no último sábado, ao assistir o filme Julie@Julia, que conta a história real de uma escritora não publicada que resolveu criar um blog e oferecer o seu trabalho, ainda não terminado e precisando de alguma motivação para tal, à crítica de possíveis leitores. Daí, como a protagonista do filme, e antes que a vontade passasse, aqui estou desde segunda-feira, já que o domingo foi dedicado ao hexa do mengão, entregue à tarefa de conseguir entreter meus possíveis leitores.

Espero que vocês consigam apreciar e se divertir. Este é o meu objetivo.

Bem, antes que me acusem de ficar só no blá blá blá e não entrar nos objetivos do blog, segue a postagem da apresentação do livro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br